Este espaço foi criado especialmente para aqueles que são amantes da Palavra de Deus, que têm nas Palavras do Senhor o seu norte de existência!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

JESUS A PEDRA DE ESQUINA

TEMA: JESUS A PEDRA DE ESQUINA

LEITURA: 1 Pedro 2. 4- 6

INTRODUÇÃO: Vamos refletir um pouco: Como era escolhida uma pedra de esquina?
Olhando para a história, a arquitetura de vários povos empregava o uso da pedra angular em suas construções, era uma pedra escolhida com muito cuidado e tinha que possuir características singulares, como alta resistência. 

1.    O que vem a ser uma pedra de esquina?

Nas construções antigas, a pedra angular era a pedra de esquina, ou seja, a pedra fundamental de um edifício que servia para alinhar toda a construção. A escolha de uma boa pedra facilitaria a construção conforme a planta. Uma pedra fora de esquadria resultaria numa construção errada, pois a mesma recebe todo o peso da construção. Os construtores de Israel julgavam Jesus uma pedra inadequada para o tipo de construção que eles queriam. Deus o julgou perfeito para edificar a igreja conforme a planta divina.

Em Salmo 118:22-23“A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos.”
Há uma referência semelhante em Isaías 28:16 se tornaram pontos importantes na pregação apostólica.

2.    Por que ele Jesus é a pedra de esquina?

Jesus cumpriu a profecia: foi rejeitado em Sua Primeira Vinda, mas tornou-se a pedra angular de toda construção do Plano de Salvação que Deus tem para a humanidade, Ele levou sobre si o peso de nossos pecados e nos deu perdão.

“Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:4-5).

“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3:10). “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmo 127:1).

Um comentário:

  1. Parabens pelo texto.
    que nós possamos ser essa pedra de esquina aos olhos de Deus.

    ResponderExcluir