Este espaço foi criado especialmente para aqueles que são amantes da Palavra de Deus, que têm nas Palavras do Senhor o seu norte de existência!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

IDEIAS PARA ESCOLA BÍBLICA


Ter um ambiente alegre e propício à aprendizagem é importante, pois os adolescentes são influenciados por ele. Então, observe sua sala, e direcione a ornamentação ao tema que você abordará, crie um ambiente criativo e motivador. Prepare dinâmicas, gravuras, painéis, etc.!!!

TEMPESTADE DE IDEIAS

Esta dinâmica tem o objetivo de:
·         Promover a participação dos alunos
·         Conhecer o pensamento do aluno sobre o tema
·         Estimular a geração de novas idéias na classe em pouco espaço de tempo de forma original e sem inibição

1.    Esclarecimento e solução: Após a apresentação do tema, o professor apresenta situações que necessitam de soluções. Exemplo: Se João 3.16 diz que Deus amou o mundo, o Salmo 24.1 declara que do Senhor é a terra, o mundo e os que nele habitam: por que 1 João 2.15 ordena que não amemos o mundo e nem o que há no mundo? Todas as idéias deverão ser registradas em um cartaz.

2.    Apresentação e debate das respostas.

AMIGOS OU INIMIGOS DE DEUS

Prepare um cartaz com esse modelo
Amigos de Deus
Inimigos de Deus







No lado amigos de Deus deverá ser escritas são ações e atitudes que o jovem adolescente pode adotar ou cultivar, de modo a tornar-se amigo de Deus. Do lado, inimigos de Deus, ficarão as atitudes pecaminosas, que expressam inimizade com Deus.
A seguir os jovens classificarão as atitudes da coluna “Amigos de Deus” que podem ser imediatamente praticadas.

Encerre com a reflexão do pensamento de William Temple: “O mundo não odiaria os anjos por serem angelicais, mas odeiam os homens por serem cristãos. Ele lhes inveja o novo caráter, é atormentado por sua paz e fica furioso com sua alegria”

MINHA ARMADURA

No livro de Efesios 6. 10 -17 encontramos a descrição da armadura do crente, para o trabalho deste tema com os adolescentes faça um desenho de soldado em uma cartolina e de cada item da armadura separadamente. Na medida, que se fará a leitura cada adolescente é convidado a colar a peça descrita e a falar sobre seu uso. Assim ao termino da leitura o soldado estará completo, ou seja, revestido com a armadura.

PRODUÇÃO DE ACRÓSTICOS


BATATA QUENTE LEGAL

Em um caixa de sapato bem ornamentada coloque tiras de papel contendo frases aleatórias para os adolescentes completarem no momento que a música parar.
Exemplo de frases:
A propaganda eleitoral, de móveis, etc. me causa...
O que mais admiro em fulano é...
O que mais detesto em fulano, lugar é...
Se eu fosse político, eu...
Eu escolho roupa que...
Se o prefeito me atendesse, eu pediria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário