Este espaço foi criado especialmente para aqueles que são amantes da Palavra de Deus, que têm nas Palavras do Senhor o seu norte de existência!

Pesquisar este blog

sábado, 26 de março de 2011

JULGAR OU NÃO JULGAR

JULGAR OU NÃO JULGAR

A palavra julgar tem significado bem restrito no campo epistemológico, decidir um litígio na qualidade de juiz ou árbitro. Assim, a atividade de avaliar, emitir opinião, pensar, supor, formular um juízo é inerente a espécie humana. 
A sua natureza procede em julgamento, desde o jardim do Éden, o homem, julga, sejam ações, atitudes ou valores, sempre está o homem a emitir julgamento sobre alguma coisa, e muitas vezes são as vidas de outras pessoas o alvo da análise, onde nem sempre os critérios utilizados são justos e bons, geralmente, põe-se o individuo a julgar embebecidos em inveja, raiva, respaldados em  sentimentos obscuros.
Essa atitude reporta a incapacidade de direcionar a sua própria vida nos preceitos do Senhor, pois é mais fácil falar do que de fato não se sabe, não se vivencia, e haja falações, suposições e vereditos rústicos e insensíveis.
A palavra de Deus deixa bem claro: “não julgues para que não sejas julgado” porque os mesmos critérios que usarem para julgar os outros, estes mesmo serão usados para ti. Paulo também enfatiza esta temática em I Coríntios 4.5 “Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.”
Portanto, não sejamos daqueles que tudo criticam que são do contra em todos os momentos, julgando precipitadamente coisas que ainda nem terminaram de acontecer e muitas estão em processo de desenrolamento. Quando, na base de nossas vidas está esse preceito evidenciado pelo Senhor, a nossa comunicação flui em todos os sentidos, as nossas orações são intensificadas e os planos de Deus para nossas vidas são vistos mais claramente.

Um comentário:

  1. Olá! to passando para visitar e parabenizar pelo edificante blog. Convido a visitar o meu:ESPOSA VIRTUOSA www.esposavirtuosasim.blogspot.com
    Que Deus abençoe seu ministério!
    Sued Santana

    ResponderExcluir