Este espaço foi criado especialmente para aqueles que são amantes da Palavra de Deus, que têm nas Palavras do Senhor o seu norte de existência!

Pesquisar este blog

sábado, 5 de fevereiro de 2011

O que é a verdade?


O que é a verdade?  
João 18. 33- 38

Esta foi à indagação de Pilatos a Jesus, em uma análise literária seria o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Tudo isso, estava na frente de Pilatos “Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”
Como ser da verdade? 
O mundo social que Pilatos fazia parte era composto das mais infames deturpações morais, onde a verdade era objeto de desprezo, demonstrava fraqueza, falta de competência para obter o que se queria para aquele segmento social não importava os meios, o fim era objeto primordial.
Contudo, Pilatos deseja ardentemente conhecer a verdade, quem sabe até tê-la, em poucos segundo compreende que a verdade é a substância de qualquer ação moral. Mas que na maioria das vezes é tão difícil discernir o que é bom, justo e correto, quando apresentado com tantos requintes e badalações, e com duplos interesses.
Pilatos e em sua conversa com Cristo procura ser coerente com a verdade (que é Jesus), e expressa aos principais dos sacerdotes que não encontrou culpa alguma nele. Porém, incapaz de assumir a verdade que neste momento significaria ter como inimigo os principais dos judeus, Pilatos omiti-se, em um gesto tradicional de remissão de culpa.
Ao analisar a conduta de Pilatos, ver-se embutido em sua ação, o plano redentor de Deus a humanidade. Graças ao seu sofrimento e morte, o homem hoje pode dizer: sou filho de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário